21.11.08

 
Avaliacao de professores e a inexistencia de think tanks

Prossegue o folhetim da avaliacao dos professores em Portugal. Entretanto, milhoes de horas de trabalho dos professores ja foram desperdicadas com esta reforma mal concebida e pouco esclarecida - embora vindo 'a luz pelo menos dois anos depois da actual equipa do Ministerio da Educacao tomar posse.

Infelizmente, Portugal continua a nao conseguir discutir politicas publicas sem passar da superficialidade. Algo que ficou claro, por exemplo, nas recentes eleicoes para a lideranca do PSD (ver aqui uma analise dos programas dos candidatos), um partido em que as disputas internas eliminam qualquer disponibilidade para a analise de opcoes governativas.

A falta de esclarecimento em relacao 'as politicas publica e' tambem evidente nos sucessivos atrasos do think tank do PS, Fundação Res Publica. Esta ja foi anunciada nos media no ano passado, sendo (re)lancada publicamente em Setembro, mas com pagina de internet sem conteudo e sem iniciativas conhecidas. (O think tank do PSD, a Fundacao Sa Carneiro, nem sequer tem existencia na net.)

Entretanto, a abundancia de centros de analise e de investigacao num pais como o Reino Unido e' tal, que ha lugar para um premio de "think tank" do ano, promovido pela revista Prospect.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?