19.5.08

 
Alternativas no PSD?


Investi uma hora para ler os programas dos tres principais candidatos 'a lideranca do PSD. Infelizmente sem surpresa, o retorno do investimento foi baixo.

A unica constatacao algo inesperada foi a superficialidade do conteudo do site de Manuela Ferreira Leite, sem quaisquer indicacoes sobre orientacoes ou prioridades em termos de politica para o pais. Como favorita, tera mais a perder em apresentar algumas ideias em termos de governacao. Por outro lado, se esta discussao nao se faz agora...

Pedro Santana Lopes apresenta um manifesto de duas paginas. Em relacao ao mercado de trabalho, diz querer "Promover um contrato social que estabeleça uma relação directa entre os aumentos salariais e o aumento da produtividade." embora sem entrar em pormenores. Em relacao 'a educacao, diz querer "Estabilizar a estrutura do sistema educativo. Criar respeito pelo valor da Educação [...]. Defender o valor da autoridade e da hierarquia. Dignificar a missão do professor, exemplo de profissão inaceitavelmente maltratada pelo poder governamental." Perfeitamente legitimo - mas fragilizado pela questao da credibilidade.

Finalmente, Pedro Passos Coelho e' o que oferece mais detalhe sobre as suas ideias - como "outsider", tem mais a ganhar em arriscar, e como quase-desconhecido tem mais necessidade em se afirmar. Em termos do mercado de trabalho, sugere algo semelhante 'a "flexiseguranca": "Conferir à legislação laboral uma flexibilidade protegida, [...], sempre acompanhada de uma protecção social do trabalhador célere e efectiva."; embora logo acrescente "Garantir segurança no posto de trabalho e a protecção do trabalhador". Na educacao, diz querer "Avaliar de forma permanente, continuada e pública, a eficiência da política educativa e a prossecução dos seus objectivos", embora so depois de cinco outras medidas que sao apenas generalidades.

Em resumo, a julgar pelos sites dos principais candidatos, o debate sobre politicas continua pobre em Portugal. Seria interessante saber o que pensa cada candidato sobre, por exemplo, a reforma do codigo do trabalho ou a avaliacao dos professores - e o que alterariam em relacao ao governo PS. Em todo o caso, esta falta de ideias provavelmente nao fara grande diferenca, dadas as perspectivas do PSD sair da oposicao.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?