10.4.16
Contributo para o relatorio anual de 2015 da EPIS
"Without
data, you are just another person with an opinion”
W. Edwards Deming
Entre os vários aspetos
inovadores do trabalho dedicado de promoção do sucesso escolar desenvolvido
pela EPIS, gostava de aproveitar esta ocasião para sublinhar o rigor não só na
implementação mas também no acompanhamento e medição das intervenções
realizadas.
Entre outros aspetos, este
rigor permitiu a criação de uma base de dados única no panorama nacional e até
internacional, com informação longitudinal anonimizada sobre o desempenho
escolar e outras características de quase cem mil alunos ao longo dos últimos
oito anos letivos. Trata-se de um conjunto de dados de um grande potencial
científico, disponível junto de investigadores credenciados, que permite abordar
e responder a várias questões da maior relevância, incluindo na perspetiva das
políticas públicas.
Neste contexto, estão
atualmente a ser conduzidos vários estudos empíricos, nomeadamente sobre os
efeitos das retenções no sucesso escolar futuro, sobre as interações entre
alunos em cada turma, bem como novas avaliações do programa-bandeira da EPIS,
“Mediadores para o Sucesso Escolar”.
Sublinhe-se a importância da
avaliação não só no contexto da educação como também de outras políticas
públicas. Avaliar o impacto de programas, conduzir análises custo-benefício, medir
os efeitos de diferentes metodologias de intervenção – trata-se de atividades
extremamente importantes, sobretudo num contexto de escassez de recursos como o
que ainda caracteriza Portugal.
É esta abordagem de rigor na
avaliação, em complemento da originalidade das intervenções e da importância social
dos objetivos estabelecidos, que tem feito destacar a EPIS tanto em termos
nacionais como internacionais. É também esta complementaridade objetivo-intervenção-avaliação
que poderá permitir o desenvolvimento da internacionalização da metodologia dos
mediadores bem como o alargamento do seu financiamento, por exemplo através dos
novos títulos de impacto social em lançamento.
Neste contexto, é ainda de
destacar o aprofundamento metodologico iniciado no ano letivo passado, com a
introdução da chamada avaliação contrafatual, em grande medida em resultado do
empenho do Professor Roberto Carneiro.
Conjuntamente com outros
projetos em curso ou em lançamento, nomeadamente o “Atlas EPIS da Educação”,
liderado pelo Professor David Justino, e “Aprender a ler e a escrever em
Portugal”, liderado pela Professora Maria de Lurdes Rodrigues, também membros
do Conselho Científico, a “agenda EPIS de investigação” continua em 2016 de
vento em popa.
Precisamos destes e doutros
estudos, baseados em dados sólidos, para formar boas opiniões e reforçar a
promoção do sucesso escolar.
Pedro S. Martins
Presidente do Conselho Científico da EPIS