29.3.11

 
Centros de emprego

Perguntas e respostas:

"-Que avaliação faz das medidas de integração de desempregados de longa duração e dos programas de reconversão profissional?

Portugal tem uma percentagem muito elevada de desempregados de longa duracao - segundo o INE, no ultimo trimestre, mais de metade (55%) dos desempregados sao desempregados de longa duracao (12 meses ou mais). Embora isto se deva 'a crise e 'a rigidez da legislacao laboral, que dificulta as contratacoes, sobretudo de desempregados, esta estatistica sugere que as medidas de integracao de desempregados tem tido pouco sucesso. Em termos de reconversao profissional, parece-me que o "Novas oportunidades" poderia desempenhar aqui um papel importante mas isto nao estara a acontecer. Em todo o caso e' dificil fazer um diagnostico rigoroso uma vez que nao ha estudos sobre o assunto e o IEFP nao disponibiliza dados para analise.

-Que políticas devem ser seguidas para melhorar a eficácia dos centros de emprego?

Maior divulgacao publica das estatisticas relacionadas com o desempenho de cada centro de emprego (eg percentagem de desempregados inscritos colocados em empregos passado um determinado periodo de tempo, indicador da qualidade e estabilidade dos empregos obtidos pelos ex-desempregados, etc); premio de desempenho, mesmo que em valor reduzido, para centros de emprego com melhores resultados ou melhorias mais significativas em termos das estatisticas de desempenho; acompanhamento mais proximo das entrevistas de emprego obtidas por desempregados, para dissuadir situacoes em que desempregado forca rejeicao pelo potencial empregador para poder continuar a receber subsidio de desemprego."

Comments:
Os Centros de Emprego são mini- organizações bloqueadas no tempo e no espaço. Utiliza práticas paradoxais que limitam a sua confusa missão.
É urgente mudar/reformar os instrumentos e as formas de gestão,formar correctamente os seus dirigentes e colaboradores e investir na mudança.
Urge reflectir em conjunto (ouvi-los sem pudor)e agir rapidamente.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?