8.4.10
BBC sobre sucesso educativo da Finlandia
Link aqui.
Auxiliares educativos, ensino basico e secundario integrado, niveis baixos de imigracao, profissao de professor prestigiada, enfase nos low-achievers, turma mistas, carga horaria baixa, inexistencia de retencoes, e... cultura do pais.
As comparacoes internacionais sao interessantes mas tem utilidade limitada em termos de definicao de politicas. Como separar o contexto de cada pais (sobretudo os aspectos sociais e culturais) da organizacao do seu sistema educativo? Como se pode isolar uma diferenca - entre centenas de diferencas - e atribuir a esse aspecto os diferentes resultados escolares de dois paises?
Outra marca reveladora: diz a ministra da educacao da Finlandia que "we have started a pilot project about how to support those pupils who are very gifted in certain areas." Em Portugal, o conceito de projecto piloto ainda esta na sua infancia - novas politicas (por muito mal pensadas que sejam - como a avaliacao dos professores) tem que ser implementadas imediatamente em todas as escolas e ao mesmo tempo. Sobretudo se excluirem mecanismos para a sua avaliacao...
Link aqui.
Auxiliares educativos, ensino basico e secundario integrado, niveis baixos de imigracao, profissao de professor prestigiada, enfase nos low-achievers, turma mistas, carga horaria baixa, inexistencia de retencoes, e... cultura do pais.
As comparacoes internacionais sao interessantes mas tem utilidade limitada em termos de definicao de politicas. Como separar o contexto de cada pais (sobretudo os aspectos sociais e culturais) da organizacao do seu sistema educativo? Como se pode isolar uma diferenca - entre centenas de diferencas - e atribuir a esse aspecto os diferentes resultados escolares de dois paises?
Outra marca reveladora: diz a ministra da educacao da Finlandia que "we have started a pilot project about how to support those pupils who are very gifted in certain areas." Em Portugal, o conceito de projecto piloto ainda esta na sua infancia - novas politicas (por muito mal pensadas que sejam - como a avaliacao dos professores) tem que ser implementadas imediatamente em todas as escolas e ao mesmo tempo. Sobretudo se excluirem mecanismos para a sua avaliacao...