3.12.09

 
Incentivos para professores

Ja disponivel a nova versao do meu estudo sobre os efeitos da carreira docente dos professores de 2007 no desempenho dos alunos - aqui.

As principais diferencas em relacao 'a versao anterior sao:
-o alargamento do periodo sob analise, de 2002-2008 a 2002-2009; e
-a comparacao entre as reformas dos professores a partir da entrada em vigor da lei das reformas antecipadas de 2008 em cada escola e o desempenho dos alunos nessa escola.

Em resumo, verifica-se que os resultados negativos apurados para 2007 e, sobretudo, 2008, acentuam-se ainda mais em 2009, tanto em termos da reducao relativa da prestacao dos alunos nos exames nacionais como em termos do aumento da "inflacao" de notas (medida como a diferenca entre as notas internas, das escolas, e as notas dos exames nacionais).

Por outro lado, tambem encontro uma relacao significativa entre as reformas dos professores a partir da entrada em vigor da lei das reformas antecipadas e a reducao dos resultados dos alunos, mesmo a partir de 2007. Uma explicacao para este relacao sera o descontentamento pela nova carreira docente e os seus efeitos no ambiente das escolas e no desempenho dos alunos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?