25.11.09

 
"Cadeia alimentar"



Interessante "grande reportagem" da SIC sobre um grupo de distribuicao alimentar de sucesso em Portugal, a Sonae. Jornalismo de investigacao (mesmo que em versao "light") a marcar contraste com a simples reproducao de "press-releases" ou a colocacao de noticias indicadas por lobies, tao frequente na comunicacao social.

Varios exemplos de criacao de valor (como a estabilidade dos precos pagos 'a pesca artesanal, ou a exigencia de determinados niveis de qualidade a fornecedores de fruta) e das vantagens da escala, tao ausente entre a maioria das empresas portuguesas.

Sera' relativamente consensual dizer que se houvesse mais Sonaes, Portugal seria muito mais prospero. No entanto, o que infelizmente muitos nao compreendem e' que as Sonaes que o pais precisa tem que nascer endogenamente, crescendo por si proprias, num ambiente propicio ao investimento e 'a experimentacao. Nao serao apoios decididos em gabinetes ministeriais e financiados pelos contribuintes que saberao distinguir as poucas empresas que verdadeiramente tem potencial.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?