16.10.09
Alargamento da escolaridade obrigatória...
... cria “obstáculos e dificuldades” sem paralelo na história da educação, segundo ministra da educação em noticia no Público. Assim sendo, será que vale a pena?
Nove anos de boa escolaridade podem preparar muito bem qualquer pessoa para uma vida activa e realizada. Para quê obrigar aqueles que não têm interesse ou vocação para mais três anos na escola?
O aumento da escolaridade a partir dos 15 anos deveria ser endógeno, isto é, partir da vontade do próprio, estimulada por uma experiência rica e motivadora na escola até essa idade.
Seria muito mais útil ter o Ministério e os professores a trabalhar nesse enriquecimento do ensino básico do que a fazer o inevitável dumbing down do secundário para acomodar grupos de alunos cada vez mais heterógenos e para minorar os peer effects negativos que vão muito provavelmente ocorrer.
... cria “obstáculos e dificuldades” sem paralelo na história da educação, segundo ministra da educação em noticia no Público. Assim sendo, será que vale a pena?
Nove anos de boa escolaridade podem preparar muito bem qualquer pessoa para uma vida activa e realizada. Para quê obrigar aqueles que não têm interesse ou vocação para mais três anos na escola?
O aumento da escolaridade a partir dos 15 anos deveria ser endógeno, isto é, partir da vontade do próprio, estimulada por uma experiência rica e motivadora na escola até essa idade.
Seria muito mais útil ter o Ministério e os professores a trabalhar nesse enriquecimento do ensino básico do que a fazer o inevitável dumbing down do secundário para acomodar grupos de alunos cada vez mais heterógenos e para minorar os peer effects negativos que vão muito provavelmente ocorrer.