11.3.09

 
Efeitos das reformas na educacao

Esta' disponivel aqui o meu trabalho sobre o impacto das reformas dos ultimos tres anos na aprendizagem dos alunos do ensino secundario em Portugal. Infelizmente as minhas analises indicam que este impacto e' negativo.

O estudo baseia-se na informacao individual dos resultados dos exames em todas as escolas secundarias portuguesas desde o ano lectivo 2001-02 ate ao ultimo ano lectivo completo (2007-08). Utilizo informacao disponibilizada pelo Juri Nacional de Exames e que tem sido utilizada para a construcao de rankings (por exemplo, aqui e aqui).

Em termos especificos, comparo a evolucao dos resultados internos e externos (exames nacionais) nas escolas publicas do continente com as escolas privadas e tambem com as escolas publicas das regioes autonomas. A motivacao para esta escolha esta' no facto de os dois ultimos tipos de escolas nao terem sido afectadas - pelo menos nao com a mesma intensidade - pelas varias alteracoes introduzidas no estatuto da carreira docente. Nessa medida, tanto as escolas privadas como as escolas publicas das regioes autonomas podem servir como contrafactual ou grupo de controlo.

(Outras abordagens, como comparar as escolas publicas ao longo do tempo ou comparar escolas publicas com escolas privadas num dado periodo, nao sao esclarecedoras. No primeiro caso porque o nivel de dificuldade dos exames oscila de ano para ano. No segundo caso porque os alunos nos dois tipos de escolas sao diferentes.)

Os resultados indicam uma deterioracao relativa de cerca de 5% em termos dos resultados dos alunos das escolas publicas do continente em relacao tanto 'as escolas publicas da Madeira e Acores como 'as escolas privadas. A minha explicacao para este resultado prende-se com efeitos negativos em termos da colaboracao entre professores a partir do momento em que a sua avaliacao prende-se essencialmente com o seu desempenho individual. Por outro lado, o aumento da carga burocratica associada 'a avaliacao tambem podera ter tido custos em termos da qualidade da preparacao das aulas.

Por outro lado, verifiquei que a variacao em termos dos resultados internos destes mesmos alunos e' menor, embora tambem negativa - cerca de 2% (em contraponto a 5% nos exames nacionais). A diferenca entre os dois resultados, que sugere aumento da inflacao das notas, pode explicar-se pela enfase colocada pelo ECD - pela menos nas suas primeiras versoes - nos resultados dos alunos como item a ser considerado na avaliacao dos professores.

Todos os resultados sao particularmente robustos a varias alteracoes em termos da definicao da amostra e em termos de diferentes criterios para a conducao da analise. Mais pormenores na versao academica do estudo, publicada em versao "working paper" pelo Institute for the Study of Labor, aqui.

Os resultados em si sao preocupantes. Mas mais preocupante ainda sera nao aprender com erros e correr o risco de repeti-los no futuro.

Comments:
É uma pergunta estúpida...mas por acaso não tem o seu trabalho em português, pois não? É que me dava muito jeito... de qualquer modo como professora que sou agradeço e espero que o M.E. tire algum partido do seu trabalho.
 
Segundo penso, quando falamos em efeitos e neste caso das reformas isso parece-me evidente existem os que derivam da accção, mas também os que são gerados pela reacção verificada. Será que será posivel fazer uma destrinça e avaliar?

O sujeito X lança uma bola do ponto A, ela bate numa parede(sujeito Y) e vai parar ao ponto B
O percurso da bola é da responsabilide dos dois sujeitos.
 
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