19.3.09
Algumas ideias para um ECD alternativo
Várias análises indicam que um professor pode fazer uma diferença grande em termos dos resultados dos seus alunos. É um resultado que não surpreende ninguém que tenha tido o privilégio de assistir a aulas dadas por professores inspirados e dedicados à sua profissão.
No entanto, à distância de um ministério ou de uma direcção-geral ou de um investigador ou mesmo de uma direcção de uma escola, é muitas vezes difícil perceber quais são as características específicas daqueles professores que mais contribuem para a melhoria do desempenho dos alunos.
Grande parte das variáveis consideradas em vários estudos, como a frequência de sessões de formação ou títulos académicos ou mesmo a experiência (para além dos primeiros anos na profissão) não tem efeitos significativos, ao contrário do que é assumido por muitos.
Sugerem-se de seguida algumas ideias inovadoras para um ECD alternativo, com base em alguns desenvolvimentos recentes na area da economia da educação. O objectivo e' criar uma moldura institucional que estimule a inspiração e dedicação dos professores com vista a promover a aprendizagem dos alunos, e gerando "value for money" para o contribuinte:
Várias análises indicam que um professor pode fazer uma diferença grande em termos dos resultados dos seus alunos. É um resultado que não surpreende ninguém que tenha tido o privilégio de assistir a aulas dadas por professores inspirados e dedicados à sua profissão.
No entanto, à distância de um ministério ou de uma direcção-geral ou de um investigador ou mesmo de uma direcção de uma escola, é muitas vezes difícil perceber quais são as características específicas daqueles professores que mais contribuem para a melhoria do desempenho dos alunos.
Grande parte das variáveis consideradas em vários estudos, como a frequência de sessões de formação ou títulos académicos ou mesmo a experiência (para além dos primeiros anos na profissão) não tem efeitos significativos, ao contrário do que é assumido por muitos.
Sugerem-se de seguida algumas ideias inovadoras para um ECD alternativo, com base em alguns desenvolvimentos recentes na area da economia da educação. O objectivo e' criar uma moldura institucional que estimule a inspiração e dedicação dos professores com vista a promover a aprendizagem dos alunos, e gerando "value for money" para o contribuinte:
- Reduzir os requisitos mínimos para acesso à carreira, mantendo os salários de entrada na profissão mas alargando o período probatório;
- Seleccionar, reter e motivar com base no desempenho relativo dos alunos de cada professor, definido através de comparações com alunos de outras escolas mas semelhantes em termos dos resultados em exames nacionais;
- Abordar o problema de uma maneira pragmática e flexivel
A ser desenvolvido em proximos posts.