19.3.09

 
Algumas ideias para um ECD alternativo

Várias análises indicam que um professor pode fazer uma diferença grande em termos dos resultados dos seus alunos. É um resultado que não surpreende ninguém que tenha tido o privilégio de assistir a aulas dadas por professores inspirados e dedicados à sua profissão.

No entanto, à distância de um ministério ou de uma direcção-geral ou de um investigador ou mesmo de uma direcção de uma escola, é muitas vezes difícil perceber quais são as características específicas daqueles professores que mais contribuem para a melhoria do desempenho dos alunos.

Grande parte das variáveis consideradas em vários estudos, como a frequência de sessões de formação ou títulos académicos ou mesmo a experiência (para além dos primeiros anos na profissão) não tem efeitos significativos, ao contrário do que é assumido por muitos.

Sugerem-se de seguida algumas ideias inovadoras para um ECD alternativo, com base em alguns desenvolvimentos recentes na area da economia da educação. O objectivo e' criar uma moldura institucional que estimule a inspiração e dedicação dos professores com vista a promover a aprendizagem dos alunos, e gerando "value for money" para o contribuinte:

A ser desenvolvido em proximos posts.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?