9.1.09

 
Subsidios de desemprego

Duas contribuicoes importantes para a analise dos efeitos dos subsidios de desemprego no mercado de trabalho portugues no Boletim Economico do Banco de Portugal divulgado esta semana: "Qualidade do Emprego e o Sistema de Subsídios de Desemprego - O Caso Português" (de Mario Centeno e Alvaro Novo) e "A Duração do Desemprego em Portugal" (de Pedro Portugal).

Ambos os trabalhos indicam que a duracao do periodo de atribuicao do subsidio de desemprego esta ligada positivamente 'a duracao do desemprego. E' um resultado obviamente desejavel na medida que o subsidio de desemprego pretende proteger os trabalhadores contra as flutuacoes da economia, embora tambem levante questoes em termos de risco moral.

Em todo o caso, o primeiro artigo apresenta ainda evidencia que o aumento do periodo de atribuicao do subsidio permite aos desempregados de menores rendimentos (e, sobretudo, 'as mulheres) procurar melhores empregos, com melhores salarios.

Por outro lado, o segundo artigo sugere ainda um conjunto de politicas para reestruturar os subsidios de desemprego, no quadro da "esclerose do mercado de trabalho portugues", como:

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?