20.3.08
Avaliação à portuguesa
"O que conforta o Governo, a política educativa e as decisões dos últimos três anos são os resultados: mais eficiência na organização das escolas, lideranças mais fortes, funcionamento das escolas orientado para os alunos e para as suas famílias, mais alunos e melhores resultados, menos abandono e menos insucesso escolar" - declarações da Ministra da Educação na Assembleia da República a 18 de Março, segundo o Diário de Notícias.
Há alguma base factual minimamente rigorosa para fundamentar estas afirmações, em particular a que diz respeito à melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos? Faz bem a Ministra em sublinhar a importância dos resultados - mas infelizmente os aspectos mencionados são de reduzida objectividade. Avaliar serve para aferir o grau de sucesso em determinados objectivos; listar medidas que, eventualmente, caso estejam a ser bem concretizadas no terreno, poderão estar a contribuir para esses objectivos simplesmente não é avaliar.
"O que conforta o Governo, a política educativa e as decisões dos últimos três anos são os resultados: mais eficiência na organização das escolas, lideranças mais fortes, funcionamento das escolas orientado para os alunos e para as suas famílias, mais alunos e melhores resultados, menos abandono e menos insucesso escolar" - declarações da Ministra da Educação na Assembleia da República a 18 de Março, segundo o Diário de Notícias.
Há alguma base factual minimamente rigorosa para fundamentar estas afirmações, em particular a que diz respeito à melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos? Faz bem a Ministra em sublinhar a importância dos resultados - mas infelizmente os aspectos mencionados são de reduzida objectividade. Avaliar serve para aferir o grau de sucesso em determinados objectivos; listar medidas que, eventualmente, caso estejam a ser bem concretizadas no terreno, poderão estar a contribuir para esses objectivos simplesmente não é avaliar.