24.2.08

 
Balanco para 2007 do Ministerio da Educacao

Esta disponivel aqui e, sem surpresa, e' considerado muito positivo pelo proprio ministerio. O destaque "pelo impacto positivo na qualificação da escola pública e na melhoria do sistema de ensino" e' dado 'as seguintes 10 medidas:

"1) Programa de Modernização das Escolas Secundárias: início das obras de modernização em 4 estabelecimentos e apresentação de mais 26 projectos;
2) Plano Tecnológico da Educação: colocação do primeiro pacote de Quadros Interactivos em todas as escolas;
3) Rede Escolar do 1.º Ciclo: abertura de 60 centros escolares e aprovação do instrumento financeiro para apoio à requalificação da rede do 1.º Ciclo no QREN;
4) Conselho de Escolas: criação e eleição do Conselho de Escolas, com representação de 60 presidentes de conselhos executivos de escolas ou agrupamentos.
5) Concurso para Professor Titular: realização do 1.º concurso para professor titular, com o provimento de mais de 32.000 professores;
6) Estatuto do Aluno: aprovação do Estatuto do Aluno com reforço da autoridade do professor e da escola;
7) Provas de Aferição: realização de Provas de Aferição por todos os alunos dos 4.º e 6.º anos de escolaridade;
8) Ensino Secundário: mais 21.000 alunos, melhores resultados e crescimento do número de alunos em cursos profissionais;
9) Acção Social Escolar: Alargamento dos apoios para concluir o Secundário;
10) Novas Oportunidades: alargamento dos referenciais de competência ao nível secundário e primeiros 166 diplomados de nível secundário."

Para mim, o surpreendente e' fazer-se um balanco - e concluir-se pela positiva - exclusivamente com base numa lista de medidas politicas e sem qualquer evidencia de resultados positivos. Sem essa evidencia, pode-se com facilidade estar a persistir em politicas erradas. E, efectivamente, praticamente para todas as medidas da lista em cima e' possivel pensar em consequencias negativas ou, pelo menos, considerar que as medidas nao tiveram efeitos significativos.

Passados tres anos, ja comeca a ser altura de apresentar resultados. Infelizmente, parece que ainda se considera que listar politicas e' o mesmo que apresentar resultados. O que e' necessario e' indicar em que medida uma determinada opcao politica (e nunca houve tantas) resultou em melhor aproveitamento por parte dos alunos.

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