9.11.07

 
O Diario de Noticias...

... publicou hoje uma noticia baseada no meu trabalho sobre os efeitos da legislacao laboral portuguesa ("Dismissals for cause: The difference that just eight paragraphs can make"), referido num "post" anterior.





O "spin" dado e' algo negativo - titulo: "Flexibilidade laboral so' beneficia produtividade" (meu italico) -, em que o "so'" se refere provavelmente 'a inexistencia de efeitos positivos nos salarios (pelo contrario, ha evidencia que os salarios dos trabalhadores ja empregados se reduz). Outra abordagem possivel seria realcar a importancia do aumento da competitividade das empresas portuguesas que resulta do aumento da produtividade num contexto de reducao de custos salariais - mas e' uma decisao jornalistica que fica necessariamente ao criterio dos responsaveis do DN.

Em todo o caso, uma salvaguarda importante e' dizer que, mesmo que o crescimento salarial seja mais reduzido no curto-/medio-prazo (essencialmente por questoes de negociacao salarial), no medio-/longo-prazo as expectivas sao inequivocamente de aumentos salariais, proporcionais aos aumentos de produtividade. Alem disso, aqueles trabalhadores que ficaram no lado mau da segmentacao (um texto recente no JN refere mais exemplos) ficam inevitavelmente a ganhar, na medida em que passam a ter mais oportunidades de ter um contrato permanente.

Comments:
Caro Pedro S. Martins, o meu nome é Francisco Santos e sou trabalhador na Dinamarca. Estou a elaborar e a estudar a questão da flexisegurança e achei o seu artigo bastante interessante. Além da ligação para o seu blog que sou livre de postar gostaria de receber da sua parte a liberdade de postar também este o seu artigo que diz respeito à flexisegurança.
Pode visitar o blog www.flexisegurança.blog.pt para mais esclarecimento sobre o que pretendo transmitir com o seu artigo.

Desejo-lhe as melhores felicidades e sucesso com as suas investigações e trabalho.

Francisco Santos
zen.francisco@yahoo.ca
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?