30.9.07
Agencia independente de acompanhamento de exames nacionais no Reino Unido
O Ministro da Educacao britanico anunciou esta semana a criacao de uma agencia para acompanhar os niveis de exigencia dos exames dos ensinos basico e secundario. E' uma resposta 'a preocupacao crescente de "dumbing down" no sistema educativo britanico, contrariado segundo alguns indicadores mas sugerido pelas crescentes percentagens de notas elevadas, nomeadamente nos "A-levels", os exames de acesso ao ensino superior. A iniciativa foi apoiado pelos outros dois principais partidos, alem dos trabalhistas. (Entretanto, o proprio Primeiro-Ministro britanico defendeu esta semana a elevacao do nivel das escolas no pais de "acima da media" para "classe mundial".)
Ideias interessantes para serem consideradas em Portugal, onde comparar notas de ano para ano e' um exercicio dificil de fazer. Claro que ha sempre a alternativa de olhar para a distribuicao total de notas e calcular percentis para averiguar como se posicionam umas escolas em relacao 'as outras - so que isso nao esclarece sobre a evolucao do que os alunos efectivamente aprendem ao longo do tempo. Essa evolucao e' obviamente a evidencia fundamental para avaliar o trabalho dos responsaveis pelo sistema educativo - e aparentemente continuara a ser impossivel conhecer esta informacao nos proximos anos...
O Ministro da Educacao britanico anunciou esta semana a criacao de uma agencia para acompanhar os niveis de exigencia dos exames dos ensinos basico e secundario. E' uma resposta 'a preocupacao crescente de "dumbing down" no sistema educativo britanico, contrariado segundo alguns indicadores mas sugerido pelas crescentes percentagens de notas elevadas, nomeadamente nos "A-levels", os exames de acesso ao ensino superior. A iniciativa foi apoiado pelos outros dois principais partidos, alem dos trabalhistas. (Entretanto, o proprio Primeiro-Ministro britanico defendeu esta semana a elevacao do nivel das escolas no pais de "acima da media" para "classe mundial".)
Ideias interessantes para serem consideradas em Portugal, onde comparar notas de ano para ano e' um exercicio dificil de fazer. Claro que ha sempre a alternativa de olhar para a distribuicao total de notas e calcular percentis para averiguar como se posicionam umas escolas em relacao 'as outras - so que isso nao esclarece sobre a evolucao do que os alunos efectivamente aprendem ao longo do tempo. Essa evolucao e' obviamente a evidencia fundamental para avaliar o trabalho dos responsaveis pelo sistema educativo - e aparentemente continuara a ser impossivel conhecer esta informacao nos proximos anos...