31.5.07

 
Plano Nacional de Leitura

No Publico de hoje escreve-se (em "Plano Nacional de Leitura pôs um milhão de crianças a ler na sala de aula") o seguinte:

"Foi um balanço quantitativo o de ontem. Falou-se sobretudo de números, que comprovam a adesão ao PNL de escolas (quase nove mil), bibliotecas públicas e câmaras municipais, entre outros. [...]
Para um balanço qualitativo, será preciso esperar até Setembro. É a data prevista para apresentar o estudo de avaliação do PNL que está a ser desenvolvido por uma equipa de sociólogos do ISCTE. Alguns dados preliminares deste estudo - que inclui inquéritos às escolas, study-cases, entrevistas aos públicos e agentes dos programas e um barómetro da opinião pública - foram ontem adiantados pelo seu coordenador, António Firmino da Costa. A opinião geral sobre o PNL nas escolas é "bastante positiva", existindo a percepção de que permitiu a aquisição de mais livros, uma presença alargada dos mesmos na sala de aula e o reforço da relação com as bibliotecas escolares. [...]
Alguns [professores] consideraram ainda que as actividades propostas pelo plano "já eram desenvolvidas por eles, trazendo pouco de novo"." (os italicos sao meus)

Alguns comentarios:
-o balanco quantitativo corresponde 'a analise de "numeros" sobre os niveis de adesao ao programa (e pelo vistos ficara por ai)
-o balanco qualitativo envolve um barometro da opinao publica (cuja utilidade para compreender o efeito do PNL e' dificil de compreender)
-o estudo da avaliacao e' conduzido por colegas da Ministra da Educacao do ISCTE (que serao concerteza pessoas muito competentes - nao tenho quaisquer provas do contrario - mas cujos incentivos para reportarem eventuais resultados menos bons e' inevitavelmente questionavel pela sua proximidade 'a ministra).

No Reino Unido, tambem decorre um programa de incentivo 'a leitura. Este programa, "Literacy Hour", foi avaliado por Steve Machin e Sandra McNally, que mostram que os resultados foram muito positivos e com uma boa relacao custo-beneficio (link para o "paper").

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