16.2.07

 
“The Natural Survival of Work”

Pierre Cahuc e André Zylberberg escreveram o que é provavelmente o melhor livro nao-tecnico sobre o mercado de trabalho. Trata-se de leitura fortemente recomendada para quem se interesse por uma abordagem rigorosa de temas como o desemprego, a flexibilidade, a educação e a formação profissional, as políticas públicas, etc - temas que em Portugal ainda tendem a ser abordados mais pela ideologia do que pela ciencia.

O livro apresenta análises oriundas de vários países, sobretudo da França e dos EUA, procurando chegar a implicações de políticas económicas – e mostrando pelo caminho o muito que há a fazer em termos de melhorar a qualidade destas políticas. Essa e' alias a base da mensagem optimista que acaba por passar: ha' tanto que e' feito tao mal que ha' tambem um grande potencial para mais prosperidade quando se comecar a lidar com os problemas dos mercados de trabalho de uma maneira mais cientifica.

Uma das principais mensagens do livro prende-se com a importância de avaliar rigorosamente as políticas seguidas nas áreas da educação e do mercado de trabalho – precisamente o tema deste blog, como também a área de investigação de várias centenas de economistas por todo o mundo. (É uma ideia que ainda passa com muita dificuldade em Portugal, em parte por ignorância – e a principal motivação do blogue é precisamente contribuir para reduzir esse desconhecimento de metodologias e resultados – e noutra parte pela inevitável redução de influência entre os políticos que o reconhecimento da importância da avaliação implica.)

Os nove capítulos do livro debruçam-se sobre: a criação e destruição de postos de trabalho e o seu impacto para o crescimento económico; a adaptabilidade dos mercados de trabalho (e o consequente insucesso de medidas como a redução obrigatória do horário de trabalho); a relação entre os salários mínimos e os níveis de emprego; os desincentivos ao trabalho nas prestações sociais; a importância do desemprego para o crescimento económico; a excessiva importância atribuida à educação e à aprendizagem ao longo da vida; os sucessos e insucessos das políticas públicas de emprego. Cada capítulo merece uma análise específica que procurarei escrever nas próximas semanas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?